jeudi 12 mai 2011

Las amenazas a la libertad de prensa en Colombia

por Jimena Zuluaga, Bogotá (Colombia)

En la semana que termina se conmemoró el día mundial de la libertad de prensa. Si bien Internet y los medios digitales desafían la censura de manera contundente, aun en el mundo hay por derribar muchas barreras a la libre información. Con ocasión de esta conmemoración, el Comité para la protección de periodistas (CPJ) denunció esta semana diez “herramientas” usadas por diferentes gobiernos del mundo para censurar en la red. Entre los ataques se encuentran la limitación de acceso, el bloqueo o sabotaje de sitios, e incluso la detención de blogueros y agresiones a periodistas digitales.

En Colombia, la Fundación para la Libertad de Prensa (Flip) publica anualmente -el 9 de febrero, fecha en que celebramos el día del periodista- un informe sobre el estado de la libertad de prensa en el país.

A pesar de que la libertad de prensa está consagrada constitucionalmente como un derecho fundamental desde 1991, y de que los asesinatos a periodistas han disminuido, los informes de los últimos años son preocupantes. En Colombia la libertad de prensa se ve diariamente amenazada y no solamente en los medios digitales –de hecho estamos aun lejos de que la censura en la red sea nuestro único problema.

Lea artículo completo en: http://blognuso.wordpress.com/2011/05/06/las-amenazas-a-la-libertad-de-prensa-en-colombia/

Para especialista, aumento da hostilidade contra latinos pode afetar reeleição de Obama

por Kênya Zanatta

Fonte A falta de empenho em cumprir sua promessa de campanha de reformar as leis de imigração e, sobretudo, o aumento do número de deportações de imigrantes ilegais durante seu governo pode custar ao presidente Barack Obama o apoio do eleitorado hispânico em 2012. Essa é a análise de Maricela Garcia, diretora de desenvolvimento de capacidades do NCLR (National Council of La Raza), maior organização de defesa dos direitos civis da comunidade latina nos Estados Unidos.

Uma comunidade que, aliás, tende a ganhar cada vez mais espaço no debate político. Segundo dados do recenseamento de 2010 divulgados recentemente, a população hispânica nos EUA aumentou 43% na última década, enquanto a população total cresceu apenas 9,7%. Hoje, cerca de um em cada seis norte-americanos se declara latino. E, segundo o NCLR, mais de 9 em cada 10 latinos com menos de 18 anos são cidadãos americanos, ou seja, uma enorme reserva de novos eleitores que deve pesar cada vez mais na balança política nos próximos anos.

Para Garcia, o crescimento acelerado da comunidade hispânica é um dos fatores que tem provocado uma onda de hostilidade dirigida principalmente contra os imigrantes. Segundo uma estimativa do Pew Hispanic Center, existem cerca de 11,2 milhões de imigrantes ilegais nos EUA. Mais de 80% deles são originários da América Latina.

A ativista participou de um simpósio da Universidade de Chicago sobre os direitos dos imigrantes na era da globalização. Especialista no tema, ela já foi diretora executiva da Coalizão de Illinois para os Direitos de Imigrantes e Refugiados e diretora-executiva do Fórum Político Latino em Illinois. Nascida na Guatemala, a ativista migrou para Chicago no início dos anos 1980 devido à guerra em seu país.

Leia a seguir a entrevista que ela concedeu ao Opera Mundi: http://www.fpabramo.org.br/artigos-e-boletins/artigos/para-especialista-aumento-da-hostilidade-contra-latinos-pode-afetar-reele