mardi 10 novembre 2009

Inaugurado em Brasília o Seminário ibero-americano de Jovens Líderes Indígenas e Afro-descendentes

O Gabinete de Representação da SEGIB no Brasil, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), o Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (IPEA), a Organização Ibero-americana da Juventude (OIJ) e o Fundo das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) inauguraram, no dia 4 de Novembro, um seminário de Jovens Líderes Indígenas e Afro-descendentes em Brasília.

Este seminário, no qual participam mais de quarenta jovens de catorze países ibero-americanos, tem como objectivo criar espaços de intercâmbio e formação e promover acções que fortaleçam o associacionismo e as capacidades individuais de jovens indígenas e afro-descendentes na Ibero-América. Trata-se de permitir que participem na agenda política da região e contribuam para assegurar os direitos individuais e colectivos deste grupo social. Para tal, pretende-se criar uma rede ibero-americana de juventude indígena e afro-descendente, que será o principal canal de cooperação e comunicação para o desenvolvimento do programa de capacitação.

No acto de inauguração do seminário participaram, além do director do Gabinete de Representação da SEGIB, Agustín Espinosa, o Vice-ministro da SEPPIR, Eloi Ferreira, a representante regional da UNIFEM, Junia Puglia, e da OEI, Claudia Baena, o chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de jovens, Carlos Odas, o chefe de divisão de temas sociais da Chancelaria brasileira, Silvio Albuquerque, o Presidente da Fundação cultural Palmares, Zulu Araujo, e o representante regional da OIJ, Alejo Ramírez.