jeudi 7 juillet 2011

La migración mexicana y el debate en Estados Unidos. A la sombra del 'Tea Party'

por Carlos Heredia Zubieta

RESUMEN: En los últimos años, la migración de mexicanos a Estados Unidos ha ocupado un creciente espacio mediático que ha ido cristalizando una serie de prejuicios y mitos. Esas imágenes distorsionadas, a su vez, fortalecieron propuestas políticas antiinmigración, como el 'Tea Party', al tiempo que alentaron una serie de medidas represivas. Sin embargo, la información empírica refuta la idea de que menos migración es sinónimo de mayor prosperidad para países como EEUU y permite valorar en su justo término el aporte de los inmigrantes al bienestar y el desarrollo de la sociedad que los acoge. TEXTO COMPLETO: PDF http://www.nuso.org/upload/articulos/3779_1.pdf

Publicado en Nueva Sociedad, 233, mayo-junio 2011.

SEMINARIO INTERNACIONAL "GOVERNOS DE ESQUERDA E PROGRESSITAS NA AMÉRICA LATINA E O CARIBE: " balanço e perspectivas”

aconteceu no Rio de Janeiro, de 30 de junho a 02 de julho de 2011

A revisão da Revolução Cubana, as dificuldades para implementação de mecanismos de participação política no Chile e a necessidade de uma estratégia para as esquerdas na América Latina foram os temas tratados no debate "Estado, democracia e participação popular", que teve a participação de Francisco Delgado, do Departamento de Relações Internacionais do Partido Comunista, Cuba, Soledad Barría, do Partido Socialista, Chile, e Valter Pomar, Partido dos Trabalhadores, Brasil.

No seminário o debate sobre integração, a democracia e o desenvolvimento como política dos governos, teve como painelistas Marco Aurélio Garcia, assessor Especial de Política Externa da Presidência da República (Brasil), Ana Elisa Osório, deputada do Partido Socialista Unido e vice-presidenta do Grupo Parlamentar Venezuelano no Parlamento Latino-americano (Venezuela), Gustavo Codas, diretor-Geral da Itaipu Binacional (Paraguai), e Oscar Laborde, Embaixador, Representante Especial para a Integração do Mercosul (Argentina).

Na tarde de seu terceiro e último dia, o seminário promoveu mais dois painéis. O primeiro tratou de políticas econômicas e desenvolvimento sustentável, e o segundo destacou as políticas sociais e a redução das desigualdades.

RESÚMENES COMPLETOS, HAGA CLICK AQUÍ: Todas notícias

Fuente: http://www.fpabramo.org.br/