lundi 24 octobre 2011

EUROPA: A SAÍDA É SOCORRER O "ANDAR DE BAIXO"

por João Sicsu

(...) Só há uma saída para a Europa, fazer exatamente o contrário do que estão tentando fazer. Devem fazer o que Brasil fez em 2008/2009: socorrer o “andar de baixo”. Devem ampliar o gasto público em programas sociais, elevar salários, reduzir o imposto de renda daqueles que possuem renda mais baixa e ampliar o valor do seguro desemprego. Somente socorrer o “andar de cima”, comprando títulos da dívida pública é necessário, mas não será suficiente. Esta medida acalma o sistema financeiro, mas manterá o desemprego elevado em economias fragilizadas e congeladas em estado de semi-estagnação. A saída definitiva está na recriação de um forte mercado doméstico de consumo de massas para favorecer o “andar de baixo” e dinamizar a economia européia.

Artigo completo: Agência Carta Maior, em 13/10/2011 (http://www.fpabramo.org.br/artigos-e-boletins/artigos/europa-saida-e-socorrer-o-%E2%80%9Candar-de-baixo%E2%80%9D)

PUBLICACIONES FLACSO

Migraciones internacionales en la era de las crisis y la globalización: Implicancias para América Latina

Autor: Andrés Solimano

Contenido: La globalización actual es claramente asimétrica: mientras promueve el comercio de bienes y servicios y la movilidad del capital, es mucho menos liberal en cuanto a la movilidad internacional de personas en especial de trabajadores y personas de bajo ingreso. Los sistemas migratorios de los países receptores de altos ingresos son generalmente restrictivos y segmentados.

Documentos de la noticia: Migraciones._Solimano.pdf ENLACE: http://www.flacso.org/publicaciones/publicaciones-2011/publicaciones-2011/migraciones-internacionales-en-la-era-de-las-crisis-y-la-globalizacion-implicancias-para-america-latina