mardi 10 février 2009

Entrevista - Manuel DOS SANTOS.

Vice-Presidente do Parlamento Europeu responsável pela Assembleia Eurolat. Presidente do Grupo de Trabalho para la Reforma do Regimento da Eurolat.









Depois de dois anos de actividade, e enquanto Vice-Presidente do Parlamento Europeu responsável pela Assembleia Eurolat e Presidente do Grupo de Trabalho para a Reforma do Regimento desta Assembleia, que apreciação faz do funcionamento interno da Eurolat?
O balanço é muito positivo, embora haja ainda um longo caminho a percorrer. Assembleia Parlamentar Euro Latino Americana ganhou um forte estatuto institucional no quadro do Parlamento Europeu e tem agora inegável importância na definição das politicas europeias em relação à América Latina, na medida em que incorpora uma dimensão de cooperação inter parlamentar decisiva para o êxito dos acordos de associação bilaterais ou multilaterais.
Por outro lado e, embora a ritmos diferentes, a Eurolat tem sido entendida pelos nossos parceiros latino americanos como um espaço dinâmico de cooperaçao que ajuda e facilita os diversos processos de integração regional na América Latina dando-lhes conteúdo e coerência.
O êxito desta parceria estratégica reside precisamente na natureza da cooperação estabelecida em condições de igualdade e que não se limite à mera cooperação económica e financeira, na medida em que se preocupa, também, com as politicas sociais e ambientais e com as grandes linhas e instrumentos de regulação da globalização das economias.

A Eurolat reúne-se de 25 a 27 de Fevereiro em Antígua (Guatemala). Quais são os objectivos desta reunião?
A reunião de Antigua, dos dias 25,26 e27 de Fevereiro, tem como objectivo permitia ao Bureau da Eurolat e aos responsáceis das 3 comissões preparar a reunião Plená ria de Madrid a realizar em Abril.
Serão debatidos, numa base inicial, documentos importantes para o êxito desse plenário, incluindo documentos de trabalho preparatórios de um eventual relatório sobre a globalização e a crise económica global.
De igual modo espera-se que seja aprovado pelo Bureau, para futura ratificação do Plenário, do novo Regulamento da Eurorat que actualiza as regras de funcionamento, tendo em conta as alterações recentes na sua sua composição, bem como as formas de decisão da Assembleia Parlamentar

A Eurolat consolidou a sua posição institucional no âmbito do Parlamento Europeu? Que papel desempenha o Grupo Socialista?
Como já referi a Eurolat consolidou-se no plano institucional no quadro do Parlamento Europeu. O grupo Socialista, em geral, e sua direcção, sob o impulso do Presidente Martin Schultz, contribuiram fortemente para essa consolidação.
Os deputados socialistas participam activamente nos trabalhos, influenciam as decisões da Assembleia e desempenham alguns dos mais relevantes cargos no seio desta organização.
A vontade politica e a competência do secretariado socialista tem permitido uma progressiva aproximação às familias politicas homólogas da América Latina e tem viabilizado imensos contactos e in formações com a realidade politica latino-americana.