lundi 30 novembre 2009

Estoril (Portugal), 29 novembro/1 dezembro 2009

José Sócrates
Primeiro Ministro de Portugal

Nos finais deste mês de NEnlace:ovembro iremos acolher no Estoril a XIX Cimeira de Chefes de Estado e Governo Ibero-americanos. É com enorme satisfação e honra que Portugal, enquanto Presidência pro tempore da Conferencia Ibero-Americana, organiza mais uma vez uma Cimeira desta envergadura.

O tema da Cimeira será, este ano, dedicado à “Inovação e Conhecimento”, sendo certo que o mesmo, no actual contexto da crise económica e financeira mundial, assume hoje uma importância estratégica, razão pela qual esperamos enviar uma mensagem forte e com impacto, quer na comunidade internacional, quer junto das nossas opiniões públicas, no sentido de apostar na inovação e conhecimento.

Os diversos encontros paralelos de representantes da sociedade civil dos países ibero-americanos permitirão, estou em crer, realçar a relevância dos nossos trabalhos e darão expressão adicional ao espírito de diálogo, de solidariedade e de concertação que hoje caracteriza a realidade da Conferência Ibero-Americana.

Estamos confiantes em que a actualidade e a relevância do tema desta XIX Cimeira permitirão igualmente uma participação e um intercâmbio de experiencias de grande significado e importância para o continuado fortalecimento e a projecção internacional da nossa Comunidade Ibero-Americana.

Teremos, pois, muito gosto em acolher a XIX Cimeira de Chefes de Estado e Governo Ibero-americanos e todas as delegações e órgãos de comunicação social que nela participarem.

Tema de actualidad - Relaciones Chile-Perú

Perú y Chile viven un nuevo capítulo de tensión

Por Yolanda Vaccaro Alexander
El pasado 30 de octubre las fuerzas de seguridad peruanas detuvieron en un restaurante limeño al suboficial peruano Víctor Ariza. Está acusado de espiar desde 2002 a la Fuerza Aérea Peruana (FAP) -cuerpo del que es miembro – y pasar la información al Gobierno Chileno. Cuando el caso se conoció los presidentes peruano, Alan García, y chilena, Michelle Bachelet, participaban en la última Cumbre del Foro de Cooperación Económica Asia-Pacífico (APEC), en Singapur. García manifestó su incomodidad con el suceso y abandonó antes de lo previsto la cita internacional.