jeudi 16 septembre 2010

Eleições 2010 e a questão racial no Brasil

Opinião/ Brasil. Eleições 2010

Carlos Trindade*

Ainda é muito cedo para podermos afirmar com a tranqüilidade que as decisões no campo político exigem, mas está se desenhando no plano nacional das eleições 2010 um quadro onde a questão racial assumirá um outro status na agenda política brasileira.

Confirmando o retrato das pesquisas apresentadas até este primeiro decanato de setembro/10, teremos a Dilma Presidenta do Brasil e a maior bancada de parlamentares negros e negras no Congresso Nacional, oriundos de vários Partidos, seja da base do governo ou da oposição.
A primeira resultante deste quadro e a mais importante é que se multiplica por mil a possibilidade do Governo Federal consolidar a política de igualdade racial dando-lhe capilaridade nacional e fortalecendo o que lhe é mais caro: a sua natureza transversal. Com a Seppir transformando-se em Ministério, incorporando novos quadros técnicos e novos recursos financeiros em uma gestão caracterizada pelo aperfeiçoamento das políticas públicas implantadas pelo Presidente Lula, tal como será a da Dilma, faltará motivos para as ações afirmativas em benefício dos diversos grupos discriminados no país e especialmente da população negra não incorporar-se enquanto marca do novo governo.

Por outro lado, na Câmara e no Senado Federal as perspectivas também são alvissareiras em termos de manutenção das existentes e de ocupação de novas cadeiras. No primeiro, estão na disputa com chances de vitória: Edson Santos/RJ, Benedita/RJ, Edmilson Valentin/RJ, Valmir Assunção/BA, João Grandão/MS, Dalva Figueiredo/AP, Evandro Milhomens/AP, Paulo/AL, Domingos Dutra/MA, Janete Pietá/SP e Vicentinho/SP, entre tantos outros que certamente sairão vitoriosos das urnas. Coincidentemente, boa parte dos nomes citados acima são ou do PT ou do PCdoB.

Para o Senado, mesmo com as dificuldades que vem encontrando durante a campanha, é importante a reeleição do Senador Paulo Paim/RS. No entanto, a melhor noticia para o ativismo negro no Brasil é a provável eleição de Netinho de Paula, especialmente por seu compromisso com o projeto político que o está elegendo. A eleição de Netinho por um Estado como S. Paulo tem um significado importante não só para a companheirada paulista, mas para toda a população negra brasileira.

Cabe ao futuro Senador realizar a tarefa que lhe cabe com competência, ampliando seu espaço de atuação política dentro e fora do Senado Federal e fortalecendo os laços com os paulistas que lhe confiarem o voto e mesmo com aqueles que por enquanto ainda não o fizeram, no intuito de travar novos desafios nos anos que se avizinham. Apesar de momentaneamente incerto, seu futuro político não deixa de ser radiante.
Frente ao quadro acima, descrito de forma geral e ainda dependente dos resultados colhidos nas urnas no próximo 3 de outubro, não há porque não sermos otimistas, ou ao menos pessimistas ativos, em relação aos avanços que ocorrerão, seja na política nacional de promoção da igualdade racial, seja no combate diário que o movimento social negro trava contra o racismo no Brasil.
TEMPOS DE VITÓRIA HÃO DE VIR E VIRÃO.

*Carlos Trindade é economista, cientista político, petista e militante negro

Publicado en:
http:// www.pt.org.br/portalpt/opinioes/eleicoes-2010-e-a-questao-racial-no-brasil-20101.html