vendredi 13 novembre 2009

Entrevista a Capoulas Santos*, Vicepresidente Primero de la Asamblea Parlamentaria Euro-Latinoamericana (EuroLat)


Na sua opinião, quais são os desafios que se apresentam para a EUROLAT nesta legislatura que acaba de começar?

Numa economia globalizada que atravessa a maior crise financeira e económica desde a grande depressão dos anos trinta, os grandes desafios do curto prazo são comuns: ultrapassar a crise, recuperar a economia e encontrar novos sistemas reguladores da economia e dos mercados mundiais, aprofundar a democracia e promover o combate à pobreza e desigualdades sociais.

Tendo em conta as diferenças políticas existentes na Delegação do Parlamento Europeu, será possível estabelecer uma linha de trabalho institucional na Assembleia, especialmente no que diz respeito ao seguimento e avaliação dos actuais desenvolvimentos políticos na Ibero-américa?

A Europa e a América Latina têm conhecido nos anos mais recentes opções diferentes em termos políticos e ideológicos. A consolidação da democracia na América Latina tem evoluído no sentido da esquerda, incluindo infelizmente em alguns casos vertentes populistas, enquanto na Europa temos assistido a um reforço das correntes conservadoras. Os S&D [grupo de Socialistas y Demócratas en el Parlamento Europeo] europeus estão numa posição privilegiada para funcionar como pontes para o diálogo e factor de equilíbrio para um diálogo político que as circunstâncias não facilitam mas tornam mais necessário do que nunca.

O que pensa sobre os processos de integração regional latino-americanos, e, em concreto do Mercosul?

Como a experiência da UE comprova, a integração económica pode ser um bom caminho para o aprofundamento de laços políticos, o reforço da paz e a promoção da igualdade e da solidariedade entre os povos. O grupo S&D considera positivos os esforços que têm vindo a ser desenvolvidos para a criação de espaços económicos comuns de que o Mercosul é um bom exemplo. Os S&D podem desempenhar um papel importante e um contributo positivo para estimular a integração económica dos nossos parceiros sul-americanos e para facilitar o seu relacionamento com a UE.

*Curriculum vitae:
http://www.europarl.europa.eu/members/public/yourMep/view.do?name=capoulas&partNumber=1&language=EN&id=28311

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire